A lição da Espanha: “Arriba!”


Deprecated: preg_replace(): The /e modifier is deprecated, use preg_replace_callback instead in /home/ricardomedinacom/public_html/wp-includes/functions-formatting.php on line 83

Por que alguns países alcançam um estágio invejável de desenvolvimento humano e econômico enquanto o Brasil continua a patinar na boca do abismo?

Eis uma pergunta que sempre nos fazemos.

Pois certas imagens explicam esse fenômeno melhor do qualquer tratado acadêmico.

O Blog foi buscar algumas delas. Aí abaixo, duas reações barbárie. A primeira, dos espanhóis frente ao atentado terrorista em Madrid (11 de março de 2004); a outra, dos brasileiros, nesta guerra urbana que SÃO PAULO e todos nós estamos vivendo. Tire suas próprias conclusões:

Espanha.jpg SP Diogo Kotscho vc reporter.jpg

À esquerda, o povo espanhol manifesta revolta e solidariedade nas ruas (Foto: Efe);
À direita, na vitrine de uma loja de São Paulo, o recado deixado pelos funcionários a uma colega, confiando em Deus, e só nele, para protegê-los (Foto: Diogo Kotscho/vc repórter).

Espanha plaza de Cibeles 13 03 2004.jpg São Paulo paulista terÃa madrug.jpg

À esquerda, a Plaza de Cibeles, no coração da capital espanhola, tomada por milhões de pessoas em protesto, cena que se repetiu em todo o país (Foto: Manuel Escalera/El País);
À direita, a Avenida Paulista, pulmão de São Paulo, totalmente deserta, assombrada pelo fantasma do medo (Foto: Robson Ventura/Folha Imagem).

El paÃs.jpg

Nas ruas de Madrid, debaixo de chuva, o príncipe Felipe, herdeiro do trono espanhol, encabeça a histórica manifestação contra o atentado, tendo ao lado o então primeiro-ministro José Maria Aznar e líderes de todos os partidos políticos, além do primeiro-ministro da França, Jean Pierre Raffarin (Foto: Luis Magán/El País).
Recordando: Logo em seguida, Aznar perdeu as eleições. Motivo: tentou fortalecer seu governo responsabilizando o grupo separatista ETA pelo atentado. O povo espanhol não perdoou a mentira e o tirou do poder.

*

Quanto ao Brasil… Sabe lá Deus quando as autoridades vão deixar seus gabinetes refrigerados, parar de trocar acusações sobre a responsabilidade dessa tragédia e se juntar ao povo indignado nas ruas.

Pensando bem, talvez isso nem aconteça, já que a brasileirada atualmente está mais interessada em se concentrar para a Copa do Mundo.

E como político brasileiro não costuma perder o emprego por mentir…


0 Respostas para “A lição da Espanha: "Arriba!"”

  1. Sem Comentários

Deixe um comentário